Minicurso "Violência no quotidiano: entender o trabalho forçado sob o colonialismo na África subsaariana"
Inscrições pelo e-mail: cecult.unicamp@gmail.com
Professor
Alexander Keese é doutor em Filosofia (Ph.D.) pela Universidade de Freiburg, Alemanha e especialista na história do colonialismo em África. Atualmente é professor no Departamento de História Contemporânea na Universidade de Genebra, Suíça.
Proposta e objetivos
O minicurso promovido pela Linha de Pesquisa em História Social da África, pelo Projeto Temático “Entre a escravidão e o fardo da liberdade: Os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica” e pelo Cecult (Centro de Pesquisa em História Social da Cultura) tem como objetivo discutir o trabalho forçado na África Central, com atenção especial às colônias portuguesas. Tema central na historiografia africanista, a instituição do trabalho forçado dos africanos nos séculos XIX e XX será abordado em termos conceituais (definições fronteiras), a partir da discussão das práticas administrativas e das resistências africanas em contextos específicos e, finalmente, no âmbito do debate historiográfico em torno de uma história global do trabalho forçado e das formas de exploração dos trabalhadores.
Carga horária e certificados
O minicurso será ministrado em quatro aulas, com duração de três horas, totalizando a carga horária de 12 horas. Serão conferidos certificados de participação aos que tiverem 75% de presença nas aulas.
Público Alvo
Estudantes de graduação e pós-graduação. Professores do ensino fundamental e médio.
Vagas e inscrições
Serão oferecidas 30 vagas. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: cecult.unicamp@gmail.com.br. Na mensagem o proponente deverá escrever no campo assunto as palavras “Minicurso Trabalho Forçado 2016”, no corpo do texto deve constar seu nome, vínculo institucional e os motivos do interesse pelo minicurso. Caso o número de inscritos exceda o limite de vagas, a seleção levará em conta a relevância acadêmica e profissional do interesse manifestado no ato de inscrição.
Organização: Profª Drª Lucilene Reginaldo
Promoção: Centro de Pesquisas em História Social da Cultura (CECULT)
Apoio Técnico: Secretaria de Eventos